ATUALIZAÇÃO: Divulgado novo resultado preliminar dos cursos de especialização em parceria com a UFMA
A SEAP, em parceria com a UFMA, divulgou o resultado preliminar referente ao processo seletivo para bolsas de especialização em Segurança Pública.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Maranhão (SEAP), por meio da Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), divulgou uma atualização do resultado preliminar (agora com as justificativas para indeferimento de inscrições) referente ao processo seletivo para concessão de bolsas de estudo no I Curso de Especialização em Direitos Humanos e Gestão Penitenciária e no I Curso de Especialização em Gestão em Segurança Pública e Política Penitenciária.
Os candidatos inscritos podem conferir os documentos da seguinte forma:
Atualização do
- Edital de Retificação do Cronograma – CLIQUE AQUI
- Resultado Preliminar – CLIQUE AQUI
- NOVO: Atualização do Resultado Preliminar com as justificativas – CLIQUE AQUI
Vale destacar que para os interessados em interpor recurso contra resultado preliminar devem realizar via e-mail do curso escolhido (coordendgestaosegpublica@gmail.com ou coordenacaodhufma@gmail.com) até esta sexta-feira, dia 29 de agosto.
Lembrando que as especializações são gratuitas e oferecidas na modalidade híbrida (com aulas presenciais e online – síncronas e assíncronas), voltadas para servidores e funcionários vinculados à SEAP/MA que possuam graduação completa.
Ao todo, estão sendo ofertadas 210 bolsas de estudo, distribuídas da seguinte forma:
- 70 vagas para o Curso de Especialização em Direitos Humanos e Gestão Penitenciária (turma única);
- 140 vagas para o Curso de Especialização em Gestão em Segurança Pública e Política Penitenciária (duas turmas, a primeira com início em 2025 e a segunda em 2026).
Cada turma terá 360 horas-aula, com foco na elevação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade na gestão e aplicação de recursos, além de contribuir para o fortalecimento do Sistema Penitenciário e a efetivação dos direitos humanos.