27/05 17:07

Trinta agentes da Guarda Prisional do Maranhão são formados no III Curso de Escolta Tática

agentes formados no 3º curso de escolta tática (2)

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio de sua Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) e de sua Supervisão de Segurança Externa (SSE), formou 30 agentes estaduais de execução penal, no III Curso de Escolta Tática. A turma é resultado da primeira leva de 60 aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF).

Eles atuarão na manutenção da segurança prisional em missões externas. “A escolta é um dos serviços essenciais do Sistema Penitenciário do Maranhão, e, por isso, precisa de uma atenção especial. São mais 30 homens e mulheres prontos e prontas para um trabalho que requer técnica e responsabilidade”, destaca o subsecretário da Seap, Rafael Velasco.

agentes formados no 3º curso de escolta tática (1)

Na primeira etapa do curso, os formandos passaram pela parte teórica, executada pela AGPEN. Nesse processo, tiveram acesso a instrutores e toda a logística adquirida junto a outros setores e instituições parceiras, tais como a própria SSE, o Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Já a segunda etapa do curso foi executada pela SSE. Após a aprovação pelo TAF, a supervisão coordenou a parte operacional de formação. Nesse processo, o setor cedeu viaturas e monitores para a formação dos servidores. Um agente estadual de execução penal do Tocantins e dois policiais (um Civil e um Militar) do Maranhão integram a turma.

agentes formados no 3º curso de escolta tática (4)

Somente entre 2015 e 2018, o Governo do Estado, por meio da Seap, emitiu mais de 7 mil certificações para agentes da Guarda Prisional do Maranhão. “A qualificação dos nossos agentes foi, e tem sido, indispensável para que o estado não registrasse nenhuma ocorrência de rebelião ou crise similar à de anos anteriores”, conclui o subsecretário da Seap.

Texto e Fotos: ASSCOM

——————————-

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização