27/02 16:11

AGPEN: Governo do Estado capacita 38 Agentes em “Patrulha Penitenciária em Áreas Rurais”

Treinamento prático na sede do GEOP (1)

Uma turma de 38 Agentes Estaduais de Execução Penal, do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (GEOP), recebeu capacitação em ‘Patrulha Penitenciária em Áreas Rurais’. O treinamento que objetiva treinar os servidores penitenciários a lidar com situações adversas, em locais de vegetação.

As instruções foram ministradas por dois especialistas, integrantes da Polícia Militar do Estado do Maranhão: capitão Santos, formado no Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural (CPAR) do Estado do Amapá; e soldado Almeida, também formado no CPAR, porém, pelo Estado de Mato Grosso.

“Nosso objetivo é capacitar os operadores do AGPEN quanto a procedimentos de segurança relacionados a escolta e condutas de patrulha nos ambientes mais variados possíveis. Desta vez, consideramos necessária a inclusão de técnicas em área de vegetação”, explica o diretor da Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Fabiano Cavalcante.

Treinamento prático na sede do GEOP (3)

A capacitação faz parte das ações do Governo do Estado de valorização do servidor penitenciário do Maranhão, e foi realizada pela Seap, por meio da AGPEN. As aulas ocorreram em dois momentos: prático e teórico. Na parte teórica, o treinamento foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, CFAP da PMMA.

Lá, os agentes penitenciários receberam instruções sobre o manuseio de equipamentos e técnicas que podem ser acionados durante as patrulhas, noções da Lei de Execuções Penais (LEP) e outros pontos pertinentes também foram ministrados. A parte prática se deu na base do Grupo Especial de Operações Penitenciárias GEOP e no entorno do complexo Penitenciário.

Agentes Penitenciários em treinamento teórico no CFAP

Ambos localizados na BR 135, os locais de treinamento prático foram ideais para a aplicação dos testes físicos, noções de tiro e aplicação das técnicas de conduta de patrulha. O Governo do Estado tem investido firme na capacitação, qualificação e formação de seus servidores penitenciários. No último quadriênio foram mais de sete mil certificações emitidas no sistema prisional.

Texto: Alan Jorge
Fotos: AGPEN

——————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

Localização

localização