23/06 15:08

AGPEN: Governo do Estado capacita e certifica mais 126 servidores públicos no curso de ‘Operador de SPARK’

Academia de Gestão Penitenciária capacita e certifica mais 126 servidores públicos no curso de ‘Operador de SPARK’ (1)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAp), formou, este mês, 126 servidores públicos no curso de Operador de SPARK – Dispositivo Elétrico Incapacitante. A capacitação foi feita pela Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN).

Do total de servidores capacitados, 80 profissionais são Agentes Estaduais de Execução Penal do Sistema Penitenciário do Maranhão, e 46 são agentes de trânsito, lotados na Secretaria Municipal de Transito e Transporte (SMTT) de São Luís, que têm permissão para o uso do equipamento.

Academia de Gestão Penitenciária capacita e certifica mais 126 servidores públicos no curso de ‘Operador de SPARK’ (2)

“Quando necessário, o uso desse tipo de dispositivo precisa ser feito de forma técnica e profissional. Hoje, na área de segurança, seja prisional ou pública, o uso de armamento não letal está cada vez mais comum, e dá mais controle ao servidor”, explica o diretor da AGPEN, Fabiano Cavalcante.

O treinamento realizado pela AGPEN teve como objetivo capacitar os servidores ao correto uso do armamento não letal, preparando-os a lidar com situações como, por exemplo, de policiamento ostensivo e nas operações de controle de distúrbios e situações de crise, intra ou extra muros.

Academia de Gestão Penitenciária capacita e certifica mais 126 servidores públicos no curso de ‘Operador de SPARK’ (4)

Uso Progressivo da Força, Técnicas de Utilização do Equipamento e Especificações Técnicas do Dispositivo foram algumas das disciplinas teóricas ministradas durante a capacitação. A duração do curso foi de seis horas; e a inclusão dos agentes da SMTT foi a pedido.

“Recebemos um ofício da Prefeitura de São Luís, solicitando que ministrássemos o curso aos agentes de trânsito. Essa parceria, e outras que fizemos, mostra que a segurança interna prisional do Maranhão está se tornando referência”, destaca o secretário da SEAP, Murilo Andrade de Oliveira.

Academia de Gestão Penitenciária capacita e certifica mais 126 servidores públicos no curso de ‘Operador de SPARK’ (3)

Nas aulas práticas, os servidores receberam instrução de disparos reais e foram orientados sobre a questão da distância ideal para ativar a arma. O funcionamento do dispositivo e outras especificações técnicas pertinentes ao melhor manuseio do SPARK fecharam a capacitação.

 

Texto: Alan Jorge
Fotos: Divulgação

—————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização