19/06 11:05

Mais dois ‘Galpões Multiuso’ são inaugurados pelo Governo do Estado inaugura no sistema prisional do MA

Galpão de Caxias (1)

A Unidade Prisional de Ressocialização de Caxias (UPCAX) e a Penitenciária Regional de Pedreiras (PRPDR) receberam, segunda-feira (18), cada uma, Galpões Multiuso para a inserção de internos em atividades de profissionalização e educação. Esses são, respectivamente, os 7° e 8° espaços de ressocialização inaugurados pelo Governo do Estado no Sistema Penitenciário do Maranhão.

Os galpões, instalados dentro das unidades prisionais, fazem parte de uma série inaugurações realizadas, em junho, pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), com foco na humanização da Execução Penal. “O governador Flávio Dino tem dado todos os recursos necessários para este propósito”, explica o secretário Murilo Andrade de Oliveira.

Galpão de Caxias (2)

No Galpão Multiuso da UPR de Caxias passam a funcionar quatro atividades de ressocialização que beneficiarão, inicialmente, 103 internos da Unidade Prisional. Ao todo, são 50 pessoas privadas de liberdade inscritas no curso de ‘Operador de Microcomputadores’; e 12 no curso EAD (Ensino a Distância) de ‘Empreendedorismo’, ambos do Programa Rumo Certo.

Na UPR ainda há 31 internos matriculados na metodologia de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e 10 beneficiados com a Fábrica de Chinelos. “A maior beneficiada com as ações que oportunizam os internos com profissionalização e educação é a sociedade, pois amanhã estas pessoas estarão nas ruas”, lembra o diretor da UPR, Mauricio Monteiro Costa Junior.

Galpão Pedreiras (3)

Já o Galpão Multiuso instalado na Unidade de Pedreiras vai contemplar 88 internos com quatro atividades de ressocialização. São elas: a metodologia EJA, a Fábrica de Vassouras, além dos cursos presenciais e EAD do Programa Rumo Certo, que visa o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional, com a oferta de mais de 45 mil vagas para cursos gratuitos.

“No EJA, por exemplo, já temos 31 internos matriculados. Em parceria com o SENAI, a SEAP vai realizar cursos presenciais para, inicialmente, 50 pessoas presas. Já os cursos de Educação a Distância (EAD) contemplam 12 pessoas privadas de liberdade; e na Fábrica de Vassouras temos, inicialmente, 10 internos”, detalha o diretor da PRPDR, Iltaner Paiva Junior.

Galpão Pedreiras (4)

Galpões Multiuso
O primeiro Galpão Multiuso, instalado no Sistema Penitenciário do Maranhão, pelo governador Flávio Dino, foi na Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), em novembro de 2017. Somente nos últimos oito dias, a gestão já inaugurou sete desses espaços, nas Unidades Prisionais de Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Viana, Bacabal, Caxias e Pedreiras.

 

Texto: Alan Jorge
Fotos: Clayton Monteles

———————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização