11/06 18:09

Governo inaugura galpões multiuso para ações de ressocialização em unidades prisionais do interior

galpão upr de chapadinha (5)

As Unidades Prisionais de Ressocialização (UPRs) das cidades de Rosário, Itapecuru-Mirim e Chapadinha receberam, cada uma, espaços para ações de humanização do sistema prisional. Os Galpões Multiuso, inaugurados nesta segunda-feira (11), fazem parte das iniciativas do Governo do Estado com foco na ressocialização da Pessoa Privada de Liberdade (PPL).

O secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira, acompanhou de perto a inauguração dos espaços com sua equipe. “O objetivo do governador Flávio Dino é garantir oportunidades efetivas de ressocialização aos internos, e esses galpões têm essa finalidade. Aqui, os internos irão estudar e aprender uma profissão digna”, frisa Murilo.

galpão upr de rosário (2)

O Galpão Multiuso da UPR de Rosário, por exemplo, vai atender 47 internos. No local funcionam uma malharia, cursos técnicos ministrados em parceria com o SENAI e turmas de Ensino a Distância (EAD). As ações integram o Programa Rumo Certo do Governo do Estado, que oferece mais de 45 mil vagas em cursos gratuitos para pessoas presas e seus familiares, egressos e servidores.

“Só na malharia trabalham 10 internos. Já nos cursos técnicos, 25 custodiados então matriculados; e nas turmas de EAD são 12. Nosso objetivo é beneficiar a maior quantidade de internos possível da unidade. Quanto maior o número de detentos envolvidos nas atividades de ressocialização, mais internos estarão aptos ao convívio social”, pontuou o diretor da UPR, Valter Estevam Serra.

galpão upr de itapecuru mirim (2)

Já na UPR de Itapecuru-Mirim, pelo menos 45 internos passam a ser beneficiados com as atividades de ressocialização instaladas no Galpão Multiuso. “Aqui funcionam o Projeto Remição pela Leitura, o Programa Rumo Certo, oficinas de artesanato e uma biblioteca. Inicialmente, 15 detentos participam de cada uma das atividades”, explica o diretor da UPR, Jorge Henrique Viegas.

Os benefícios do Galpão Multiuso se estenderam à UPR de Chapadinha. Na unidade prisional funcionam uma fábrica de chinelos, uma oficina de artesanato e outras atividades do Programa Rumo Certo. Ao todo, 89 internos serão contemplados. Desse total, 50 serão beneficiados com o Programa Rumo Certo, 27 trabalharão na oficina de artesanato e 12 na fábrica de chinelos.

galpão upr de chapadinha (1)

Para o diretor da UPR de Chapadinha, Carlos de Assis Moreira, a gestão estadual tem buscado humanizar o sistema prisional. “Acredito que a humanização do sistema prisional perpassa, principalmente, pela oferta de oportunidade aos internos que cumprem pena. E hoje vemos que o detento tem a oportunidade de estudar, trabalhar, ou seja, de mudar de vida”, concluiu o diretor.

Ainda este mês, o Governo vai inaugurar mais seis Galpões Multiuso em unidades prisionais do interior. Dois deles serão entregues nesta terça-feira (12), nas cidades de Bacabal e Viana. Atualmente, há 133 frentes de trabalho em funcionamento no sistema prisional, com pelo menos 1.927 internos inseridos; e 1.455 matriculados só na modalidade Educação Jovens e Adultos (EJA).

 

Texto: Alan Jorge
Fotos: Clayton Monteles

———————————-

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização