04/06 17:39

Governo do Maranhão realiza abertura oficial do II Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário

Palestra de abertura

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), realizou, nesta segunda-feira (4), na Assembleia Legislativa do Maranhão, a abertura oficial da 2ª edição do Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário.

O evento, que se estende até o dia 21, tem entre seus objetivos tratar sobre a implantação de plataformas tecnológicas de informação e programas, além de fomentar a questão dos padrões normativos estabelecidos no sistema prisional.

Ao todo, 600 servidores das áreas de segurança, humanização e especialistas penitenciários são esperados para o II Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário, que ocorre em três momentos. A primeira reunião, que acontece desta segunda (4) até a quinta-feira (7), será para os diretores de unidades prisionais, secretários adjuntos e chefes de plantão com o intuito de alinhar procedimentos operacionais dentro do ambiente carcerário.

Palestra durante evento

Na quinta (7) e sexta-feira (8), por exemplo, o evento ocorrerá na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). O foco será as ações de humanização penitenciária e administrativa. Nos dias 20 e 21, será realizado o Curso de Secretário de PDI (Procedimento Disciplinar Interno), na Academia de Gestão Penitenciária (AGPEN), ministrado pela Supervisora de PDI Carla Gizelle.

Abertura

A abertura da 2ª edição do Encontro de Gestão no Tratamento Penitenciário foi iniciada pelo secretário adjunto de Segurança Penitenciária, João Francisco, e pelo gestor de Segurança Prisional, Ricardo Delmar Batalha, que falaram sobre as normativas de padronização em procedimentos operacionais dentro do ambiente carcerário como, por exemplo, a revista invertida que atende a resolução 5 de 28 de agosto de 2014, do Ministério da Justiça.

O secretário adjunto de Segurança Penitenciária, João Francisco, falou também sobre a questão da dignidade da pessoa humana. “A humanização e a segurança prisional trabalham em conjunto para garantir a integridade física, tanto do agente quanto dos internos e também de visitantes. Essa parceria tem sido fundamental para que ocorra os trabalhos da melhor forma possível”, destacou.

Texto: Henrique Leal
Fotos: Clayton Monteles

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização