01/06 18:16

Internos do sistema prisional que trabalham na reforma de prédio público ganham novos EPI’s e uniformes de serviço

_DSC1648

Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e uniformes de serviço foram entregues aos internos do sistema prisional que trabalham na reforma do espaço onde funcionava o antigo Colégio Universitário (Colun), no bairro Vila Palmeira. O prédio público será a nova sede da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Cada um dos 50 internos recebeu dois kits de EPI’s, composto por protetor auricular, óculos de proteção e luva. Os capacetes, que compõem o kit, serão entregues nos próximos dias. A entrega do material faz parte das ações do Governo do Estado para garantir melhores condições de trabalho à mão de obra carcerária e valorização do serviço público prestado pelos internos.

_DSC1713

“O investimento feito pelo governador Flávio Dino na capacitação profissional dos internos do sistema prisional tem surtido efeito positivo à sociedade. O antigo Colun é um dos seis prédios públicos que já foram ou que ainda passam por reforma proveniente do trabalho de pessoas presas”, destaca o secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira.

‘Trabalho com Dignidade’

Os internos também foram contemplados com fardamento completo contendo bota, calça e camisa, estas duas últimas confeccionados pelas internas que trabalham na malharia da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) de São Luís. A entrega do fardamento também representou o lançamento oficial da identidade visual da marca ‘Trabalho com Dignidade’.

_DSC1694

A marca representa as quatro frentes de trabalho desenvolvidas pela gestão prisional: fábrica de blocos de concreto, cultivo de hortaliças, malharia e padaria. Cada desenho, separado nas cores nas cores azul, verde, vermelho e amarelo, simboliza uma dessas atividades, acompanhadas de perto pela Supervisão de Profissionalização, Trabalho e Renda (STR) da Seap.

A distribuição dos kits e uniformes, bem como as normas de acesso ao prédio, foram feitas por representantes das Secretarias Adjuntas de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP), Segurança Penitenciária (SASPE) e de Administração, Logística e Inovação Penitenciária (SALIP), e por Agentes de Execução Penal do Núcleo de Escolta e Custódia (NEC).

_DSC1751

A remuneração dos internos, conforme a Lei de Execuções Penais (LEP), é de 3/4 do salário mínimo. No entanto, o pagamento pode ser integral, desde que o interno não falte ao serviço e assine afolha de frequência. Caso falte por motivos de saúde, um atestado médico deverá ser apresentado, após triagem em um dos dois Núcleos de Saúde do Complexo Penitenciário São Luís.

 

Texto: Alan Jorge e Saulo Maclean
Fotos: Clayton Monteles

———————————————-

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização