27/05 12:29

Dezenas de peças artesanais produzidas por internos do sistema prisional são expostas na 25ª edição do ‘Ação Global’

Público admirado com o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado no sistema prisional (2)

Mais de 60 peças artesanais, confeccionadas por internos da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 2 (UPSL2), no Complexo Penitenciário São Luís, foram expostas, no sábado (26), na 25ª edição do ‘Ação Global’, que ocorre no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Entre os produtos à mostra estavam carros e cofres em miniatura, feitos, respectivamente, de EVA e de madeira; fardamentos usados pelos próprios custodiados, e confeccionados na malharia instalada na unidade prisional, além de chinelos, entre outras peças.

Público admirado com o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado no sistema prisional (3)

A estimativa, segundo os organizadores do evento, é que cerca de 50 mil pessoas passem pelo espaço, das 8h às 17h. Montado em uma área privilegiada e de bastante movimento, no centro de convenções, o stand da unidade prisional deve ser visto por 100% dos visitantes.

“A exposição dos trabalhos feitos pelos internos, no ‘Ação Global’, é bastante relevante para que a sociedade maranhense conheça as ações de ressocialização do Governo do Estado, no sistema prisional”, destacou o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Murilo Andrade de Oliveira.

Público admirado com o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado no sistema prisional (4)

A estudante Yasmim Kellen, de 19 anos, foi uma das pessoas que apreciaram as peças dos internos, em exposição. “Muito importante essa iniciativa de aproximar o público dos trabalhos feitos pelos detentos. As peças são muito bonitas e de muita qualidade”, disse a jovem estudante.

Durante a exposição, um grupo de quatro internos estava fazendo demonstrações dos trabalhos feitos por eles, nas unidades prisionais. José Raphael, de 24 anos, que trabalha na Fábrica de Chinelos da UPSL 2, disse que confecciona 80 pares de chinelos por dia.

Secretário da SEAP, Murilo Andrade de Oliveira, prestigia exposição de artesanato e oficinas na 25a Ação Global

“Dá pra fazer até 100 pares, mas normalmente faço 80. Aqui não vou fazer essa quantidade porque só estou demonstrando como que os chinelos são feitos. É bem simples, e nos dá um ofício digno, quando sairmos”, contou o interno, enquanto mostrava o passo a passo.

Para a Diretora Administrativa e de Atendimento da UPSL2, Liana Furtado, a exposição é resultado do trabalho conjunto de todos os servidores da unidade. “Todos os servidores estão de parabéns. Essa exposição é resultado do empenho de cada um”, ressaltou a servidora penitenciária.

Público admirado com o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Governo do Estado no sistema prisional (1)
As primeiras conversas para efetivar uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da  Seap, e o Serviço Social da Indústria (SESI), ocorreram no evento. A proposta é oferecer cursos de qualificação profissional aos internos, na modalidade EAD (Educação a Distância).

A intenção da gestão prisional é oficializar mais parceiros para o programa ‘Rumo Certo’, lançado pelo governador Flávio Dino com o objetivo de promover ações de trabalho e educação para fomentar o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional.

 

Texto: Alan Jorge
Fotos: Clayton Monteles

———————————

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua Antônio Raposo, n° 405-A,
Cutim – Anil, São Luís – MA