20/04 17:46

Internos do Sistema Penitenciário do MA ganham 1º, 2º e 3º lugares em concurso nacional de redação da DPU

Carlos Eduardo Paz e os vencedores do Concurso

Três internos do Sistema Penitenciário do Maranhão foram os vencedores, na categoria Jovens e Adultos, do III Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU), que teve como tema ‘Menos grades e mais direitos’. Concorrendo com mais de 5 mil detentos do Sistema Penitenciário Nacional, os internos do estado ganharam o primeiro, segundo e terceiro lugares no certame.

O primeiro lugar foi conquistado por Thamyres Oliveira dos Santos da Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) de São Luís. Já o segundo lugar ficou com o interno Raimundo Nonato Oliveira Lima Junior da Unidade Prisional de Ressocialização do Olho d’Água (UPODA). A terceira colocação ficou com Bruna Ricele Machado Leitão, que também é da UPFEM de São Luís.

Thamyres

“Esta é uma clara demonstração do forte investimento feito pelo Governo do Maranhão, nas ações de humanização do sistema prisional. O governador Flávio Dino, enquanto professor e gestor público, entende que a educação tem sido um dos fatores para que a gestão prisional mantenha os incontestáveis avanços já alcançados”, destaca o secretário da SEAP, Murilo Andrade de Oliveira.

Premiação

A entrega dos prêmios ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), na nova sede da DPU, bairro Renascença II. O presidente da DPU no Maranhão, Carlos Eduardo Paz, e o procurador geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia Rocha, entregaram uma medalha e um tablet para a primeira colocada, e medalhas para o segundo e terceira colocada no concurso. Os prêmios ficarão com as famílias.

Raimundo

O concurso é aberto tanto para a participação de apenados quanto da população em geral. Os dados da Secretaria de Articulação Institucional (SGAI) da DPU, área que organiza o certame nacionalmente, mostram que a maioria das inscrições é de pessoas presas. Das 6.607 redações inscritas, foram registradas 5.044 de estudantes internos do sistema prisional brasileiro, número que representa 76,34% das inscrições de todo o país. No Maranhão, foram 90 inscritos.

Em dezembro, o Governo do Maranhão lançou o programa ‘Rumo Certo’, cujo objetivo é o aumento do nível de escolaridade e profissionalização no sistema prisional. Sob a coordenação da Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP) da SEAP, o programa oferecerá aproximadamente 45 mil vagas para pessoas presas e seus familiares, egressos e servidores penitenciários.

Bruna

 

Texto: Alan Jorge
Fotos: Clayton Monteles

————————————

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização