26/01 17:40

Governo forma 49 agentes penitenciários (efetivos e temporários) nos cursos de Escolta Tática e de Nivelamento de Escolta

Governo forma 49 agentes penitenciários nos cursos de Escolta Tática e de Nivelamento de Escolta (1)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), formou, nesta sexta-feira (26), 49 agentes penitenciários (efetivos e temporários), da Supervisão de Segurança Externa (SSE), nos cursos de Escolta Tática e de Nivelamento de Escolta.

Voltados aos Agentes Estaduais de Execução Penal e Agentes Penitenciários Temporários da SSE, os cursos foram formados por aulas práticas e teóricas. Os servidores receberam instruções na área de legislação especifica e técnicas de Controle de Distúrbio Civil (CDC).

Governo forma 49 agentes penitenciários nos cursos de Escolta Tática e de Nivelamento de Escolta (3)

A capacitação teve como objetivo aprimorar a padronização dos trabalhos de escolta e custódia. O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira, disse que o trabalho do Núcleo de Escolta e Custódia (NEC), um dos setores da SSE, é de fundamental importância. “Pela responsabilidade de realizar a escolta e a custódia dos internos e diante da própria sociedade, tendo em vista que estes agentes representam o sistema por meio das ações de segurança externa. Portanto, temos que ter os melhores nessa função”.

Os cursos foram oferecidos pela Academia de Gestão Penitenciária (Agpen), setor anexo da Seap, responsável pela capacitação dos servidores. O de Nivelamento de Escolta, formado por 20 agentes, teve duração de sete dias.

Governo forma 49 agentes penitenciários nos cursos de Escolta Tática e de Nivelamento de Escolta (4)

O curso de Escolta Tática, ministrado para 29 servidores, durou 14. “A proposta desse curso é aprimorar mais as técnicas de condução de internos, aprendidas no curso de nivelamento”, disse o diretor da Agpen, Fabiano Cavalcante.

Os participantes dos cursos receberam treinamento do correto manuseio de instrumentos de menor potencial ofensivo, aulas de direção defensiva e ofensiva, defesa pessoal, técnicas de mobilização, noções de intervenção e outras técnicas pertinentes para o desenvolvimento do trabalho.

Governo forma 49 agentes penitenciários nos cursos de Escolta Tática e de Nivelamento de Escolta (2)

Cerimônia

Na solenidade de formatura, realizada na sede da Agpen, os agentes receberam o certificado de conclusão de curso com carga horária de 120 horas para Escolta Tática e 60 horas para Nivelamento de Escolta.

O evento começou com grito de guerra dos agentes que se deslocaram, em marcha, até o dispositivo de honra. Em seguida, houve a execução do Hino Nacional e discurso das autoridades.

 

Texto: Alan Jorge
Fotos: Clayton Monteles

————————————–

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Localização

localização