10/08 11:18

Governo inicia ações da Semana do Encarcerado voltada aos servidores penitenciários

Como prévia da tradicional Semana do Encarcerado, que este ano terá sua XVIII edição, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), iniciou uma programação exclusiva voltada aos servidores penais. A ação, que teve início na manhã de segunda–feira (7), e se estenderá até o dia 18, tem como foco a assistência biopsicossocial ao quadro funcional.

Realizadas pelo Serviço de Assistência Biopsicossocial (Sasb) da Seap, as ações ocorrem, em unidades distintas, duas vezes ao dia. Na manhã de segunda, por exemplo, as atividades foram destinadas aos servidores da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 4 (UPSL 4). Lá foram ministradas palestras sobre “Os benefícios do INSS” e a “Paternidade responsável”.

Já durante a tarde, ainda no primeiro dia, foi a vez dos profissionais da UPR do Monte Castelo e do Hospital Nina Rodrigues (HNR) receberem instruções. Na primeira foi realizada uma roda de conversas sobre o estresse, enquanto que na unidade de psiquiátrica ocorreu uma atividade neuróbica, que nada mais é do que uma ginástica cerebral que melhora memória e a concentração.

Na terça-feira entraram na lista de contempladas dessa programação antecipada as unidades prisionais de Paço do lumiar, onde o quadro funcional foi orientado sobre os benefícios do INSS; e do Olho d’Água, na qual aconteceu palestra sobre “Mais saúde para o homem”, que trata de questões bem especificas como o câncer de próstata e de pênis.
No período da tarde a ação ocorreu na Penitenciária Regional de São Luís (PRSLZ).

Na ocasião aconteceu a palestra sobre “Como lidar com estresse no ambiente de trabalho”. Durante a explanação pontos importantes como os efeitos do stress no organismo, ansiedade e outros assuntos relacionados foram explanados durante as rodadas de diálogos. “Trata-se de um trabalho desenvolvido desde 2013, e que agora, com todo o investimento feito pelo Governo do Estado no sistema prisional, tem se mostrado muito mais eficaz. A programação prévia com os servidores propõe a valorização do quadro funcional, por meio de ações de saúde, diálogos sobre stress emocional, sobrecarga de trabalho, e outros temas essenciais”, destacou Ângelo Macedo.

A iniciativa, no primeiro momento, acontecerá em todas as unidades prisionais da Região Metropolitana de São Luís e, posteriormente, na UPR de Rosário, já confirmada pelo setor. Até o momento, com a realização das atividades em quatro unidades prisionais, algo em torno de 70 servidores já foram beneficiados. A estimativa é que até o fim das ações mais de 800 sejam devidamente atendidos.

REDAÇÃO – Alan Jorge

FOTOS – Clayton Monteles

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua Antônio Raposo, n° 405-A,
Cutim – Anil, São Luís – MA