07/02 19:45

Governo contempla mais de 800 servidores penitenciários com a campanha ‘Janeiro Branco’

Equipe do Sasb durante as ações da campanha Janeiro Branco (3)

Com realização de palestras, distribuição de folders e outras ações de conscientização, a campanha ‘Janeiro Branco’, realizada no mês de janeiro, contemplou mais de 800 servidores do sistema prisional do Maranhão. O balanço é da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Serviço de Assistência Biopsicossocial aos Servidores (Sasb), setor ligado à Supervisão de Gestão de Pessoas (SGP). A iniciativa, que traz uma reflexão sobre a saúde mental e emocional, se estende ao longo do ano.

WhatsApp Image 2017-02-06 at 13.15.05

 

A sensibilização dos servidores para o tema começou logo na primeira semana de janeiro. Com a entrega de folders explicativos e de laços brancos, símbolo maior da campanha, a iniciativa consiste em conscientizar o servidor sobre a importância de refletir e planejar ações em prol da felicidade. A campanha reforça a política de valorização do servidor, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Seap.

Equipe do Sasb durante as ações da campanha Janeiro Branco (2)

O trabalho de sensibilização ocorreu em todas as unidades prisionais da capital. A sede da Seap e a Academia de Gestão Penitenciária (Agepen), ambas localizadas no Outeiro da Cruz, também foram contempladas. A proposta é estender a campanha às unidades prisionais do interior do estado, contemplando, assim, ainda mais servidores. Entre os profissionais convidados, estava Magno de Jesus Pereira, formado em Educação Física, que ajudou a desenvolver as atividades da campanha.

WhatsApp Image 2017-02-06 at 13.15.22

Na Unidade Prisional de Ressocialização São Luís 3 (UPSL 3), por exemplo, 17 servidores assistiram palestras ministradas pelo enfermeiro especialista em saúde mental de urgência e emergência, Alan Maxuel Araújo. O supervisor do Sasb, Ângelo Macedo, falou sobre a importância da campanha.

Equipe do Sasb durante as ações da campanha Janeiro Branco (1)

Já na Agepen pelo menos 22 servidores foram beneficiados com a palestra ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’, desta vez ministrada pelo diretor do Caps AD, o terapeuta ocupacional e especialista em saúde mental Marcelo Soares, a palestra debateu sobre a importância da saúde mental, física e emocional como fatores essenciais para melhor qualidade de vida.

“A campanha ‘Janeiro Branco’, que é nacional, se justifica como uma importante ação preventiva contra doenças típicas da atualidade, tais como a depressão e a ansiedade, buscando informar as pessoas sobre os devidos cuidados para se obter qualidade de vida, o que perpassa pela saúde mental, emocional e física”, conclui Ângelo Macedo.

 

REDAÇÃO – Alan Jorge

FOTOS – Divulgação

Contatos

contatos

GERAL

Fone: (98) 99101.5131

PROCESSO SELETIVO

E-mail: seletivo@seap.ma.gov.br
Fone: (98) 99172.5179

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua Antônio Raposo, n° 405-A,
Cutim – Anil, São Luís – MA